sábado, 13 de março de 2010

Reduzindo a Interferência de Computador

Grande parte dos Radioamadores que opera em HF sofre com a interferência provocada pelas fontes chaveadas de computador.

Trata-se de uma interferência na forma de um barulho contínuo semelhante a uma cachoeira que oscila de uma frequência à outra ( espectro amplo) prejudicando de maneira acentuada a escuta dos sinais.

Fala-se muito, sobre o problema da falta de filtros nestas fontes, principalmente as mais baratas.

Mas o que muitos não sabem e sempre passa despercebido é que existe na indústria de informática uma padronização de tomadas elétricas que não é respeitada. Trata-se de um problema comum nas residências, inclusive nos shacks de radioamadores.

Por definição uma tomada de três pinos é composta de Fase, Neutro e Terra.

Na grande maioria das residências, o Neutro da concessionária de energia vai ligado ao Terra no quadro de entrada da edificação. Por esse motivo, o terceiro pino Terra é normalmente deixado de lado, sem uso.

Assim nos sobram os pinos de Neutro e Fase.

Normalmente, como não temos mais um Terra de referência ligamos a tomada de alimentação do computador, filtro de linha, estabilizador ou no-break em qualquer posição.

Se a Fase é ligada ao fio que leva o Neutro à fonte do computador, o mesmo irá funcionar normalmente e o usuário não vai perceber nada de errado. Se pegarmos um multímetro na escala de AC e colocarmos uma ponta de prova encostada em um ponto metálico do gabinete, por exemplo, a cabeça de um parafuso, e com a outra mão segurarmos a outra ponta de prova, vamos notar que existe uma diferença de potencial, ou seja, presença de tensão na carcaça do equipamento.

Essa tensão não deveria estar ali, pois se corre o risco até de choque elétrico.

Essa tensão presente na carcaça do gabinete do computador é um verdadeiro problema, porque a carcaça que deveria ser uma blindagem estará em potencial de rede ou próximo disso desequilibrando todo o funcionamento do equipamento em relação ao referencial de Terra.

Podem ocorrer problemas como travamentos intermitentes, periféricos que não comunicam com o computador e o famigerado ruído cachoeira em nossa recepção.

Como resolver o problema? Simples! Devemos respeitar a posição da Fase na tomada de alimentação conforme o desenho abaixo:

A Fase deve ficar sempre a Direita da tomada.(Tomada na Posição Normal) Com isso, não haverá mais potencial no gabinete do computador e o ruído da fonte vai reduzir uns 90% senão sumir totalmente.

Se mesmo assim o ruído ainda persistir com grande intensidade, troque a fonte de seu computador por outra marca de melhor qualidade. Procure por uma que possua filtro na entrada. O filtro na entrada tem dupla função, pois tanto bloqueia ruídos oriundos da rede como evita que a fonte injete ruídos na mesma.


Uma boa opção de Fonte de Alimentação com filtragem adequada é a C3 Tech PUF4050 de 500Watts:


Características:

Design inovador, facilitando a ventilação
FAN de 120mm, silencioso e de alta durabilidade
Eficiência minima de 70% em carga total
Proteções contra curto-circuito (SCP), Sobretenção (OVP), sobrecorrente (OCP) e sobrepotência (OPP)
MTBF de 100.000 horas
Entrada AC com chaveamento manual (110V e 220V)
Atende aos requisitos dos padroes de segurança CUL (UL60950), TUV (EN60950), CB (IEC950) CE e CCC
Harmônica IEC - 1000-3-2 Classe D
Irradiação EMI dentro dos padrões da FCC Classe B, CISPR 22 Classe B, BSMI Classe B


Espero com estas dicas ter ajudado aos nobres colegas a resolverem ou pelo menos reduzirem o problema.