sábado, 30 de outubro de 2010

Antena Morgain

A muito tempo venho procurando uma antena para HF que pudesse atender a alguns requisitos básicos entre eles: baixo custo , bom rendimento e que ocupasse pouco espaço na banda dos 80 metros.Depois de muito pesquisar, resolvi partir para a montagem de uma antena Morgain.
A antena Morgain, normalmente é construída para trabalhar em 02 faixas podendo ressonar em outras, mas com o uso de um acoplador. No meu caso, minha antena foi confeccionada para as bandas de 40 e 80 metros. Com um comprimento de aproximadamente 10 metros para cada lado a antena Morgain ocupa o espaço físico de uma meia-onda para 40m com ótimo rendimento nos 80 metros sem o uso de bobinas, que ao encurtarem o comprimento físico estreitam a largura de faixa.
A antena Morgain, como o próprio nome indica tem um ganho superior ao dipolo comum. Em operação em minha estação desde de 2006 ela tem me atendido muito bem.
A antena Morgain apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas. Entre elas a sua construção é muito trabalhosa comparado a um dipolo bobinado para 40 e 80 , mais pesada e seu ajuste em 80 metros é trabalhoso para se conseguir um ROE 1:1. Com uma boa largura de faixa na banda dos 40m em torno de 130Khz e uns 70Khz em 80m pode ser operada sem uso de acoplador. Caso a ideia seja operar com uma largura de faixa mais ampla pode-se usar um acoplador e sintonizar a antena já que sua sintonia é muito fácil de fazer. Pequenos movimentos num acoplador manual ou uma rápida sintonia no automático.
A Morgain pode até ser usada em outras bandas mas seu rendimento cai em função da grande diferença de impedância. Tenha em mente que funciona muito bem mas para 02 faixas. Versões para 40 e 20m bem como 20 e 10m estão disponíveis.
Aconselho o uso de balun 1:1 bem como o afastamento do centro da antena de qualquer estrutura metálica em no mínimo 50cm para evitar interações e melhorar a performance da antena.
Um detalhe muito importante: o uso do balun evita ou pelo menos diminui a irradiação pelo cabo coaxial evitando ou reduzindo a possibilidade de TVI, sem contar que com o balun a antena também fica um pouco menos ruidosa.
Quanto a forma de instalação pode ser totalmente aberta na horizontal ou em v- invertido. Aconselho manter na condição em v ou v deitado e inclinado um ângulo de abertura de 110 graus pelo menos. A minha está com abertura de 130 graus. Quanto a altura em relação ao plano terra mais próximo não é critica , podendo ser montada a baixa altura com boa performance. Os ajustes dos jumpers da antena devem ser ajustados com a antena na posição que vai ser instalada para não se perder tempo ajustando tudo de novo. No meu caso, fui a um local aberto e simulei como a antena seria instalada em meu QTH já que moro em prédio. Fiz os ajustes e ao instalar no QTH se alterou muito pouco o ROE.

Abaixo foto da antena em sua fase de construção ainda sem o balun 1:1:

Antena Morgain instalada no QTH com Balun 1:1:

Abaixo o diagrama da antena com detalhes construtivos:

Click nas imagens acima para ampliar.