sexta-feira, 16 de março de 2012

Operação Móvel por PY4ASA

Diferente da operação fixa, estação base, a operação móvel é uma modalidade que permite ao Radioamador a mobilidade de operar sua estação dentro de veículos, sejam eles terrestres ou embarcações.Este artigo descreve uma solução muito interessante desenvolvida pelo nosso amigo PY4ASA Benjamim.

A solução criada pelo PY4ASA permite ao Radioamador instalar sua estação móvel em praticamente qualquer automóvel sem a necessidade de efetuar furações ou modificações no painel ou em qualquer parte do veículo.

A primeira etapa de uma instalação móvel consiste em adequar a bateria do veículo para que possa suportar com segurança o consumo de corrente do transceptor seja ele de VHF/UHF ou HF. Os equipamentos de HF podem consumir em seu pico de modulação correntes da ordem de 20 a 22 ampéres para um equipamento de 100Watts de potência. No caso dos VHF/UHF, em geral, o consumo será de aproximadamente 10 a 15 ampéres dependendo da potência do equipamento.

Para uma instalação móvel confiável devemos ter em mente que a bateria do veículo deve ter capacidade e autonomia suficientes para alimentar tanto o transceptor quanto dar partida ao veículo. Uma operação em HF com a bateria original do veículo, por um período prolongado, poderá descarregar a mesma a ponto de não ter carga suficiente para a partida do motor. Percebemos assim a necessidade do redimensionamento da bateria. É importante verificar se o sistema de alternador e circuito de carga da bateria do veículo não serão sobrecarregados. Antes da substituição da bateria do veículo, deve-se consultar um eletricista de automóvel..

O sistema de alimentação do transceptor deve ser ligado diretamente à bateria através de fiação própria. Um fusível de proteção de 30A deve ser instalado nesta fiação como proteção.

Na solução do PY4ASA, foram usados conectores de alimentação de som automotivo para fazer a conexão do transceptor com a alimentação. Existem bons conectores no mercado de som automotivo para esta função.

As fotos abaixo mostram em detalhes a bateria de 80 A com fusível e o conector de alimentação no interior do veículo.

Resolvido o problema da alimentação, partimos para o suporte propriamente dito. Foram utilizados duas peças de borracha flexível de 2mm de espessura mais uma chapa de metal de 1mm que será intercalada entre as duas borrachas. A utilização da chapa visa dar resistência mecânica ao conjunto mantendo-o flexível.As partes foram coladas e arrebitadas juntamente com as tiras de tecido tipo cinto com sistema de velcro 3M para fixação do suporte ao transceptor.

A bandeja assim montada recebeu três furos maiores em um lado na qual foram soldados ilhoses que são utilizados para fixar a bandeja em três ventosas plásticas como as usadas em banheiros para se pendurar toalhas. Essas ventosas são fáceis de encontrar e seu custo é baixo, além de fornecerem boa resistência mecânica para fixação da bandeja ao parabrisa do veículo. Nas fotos abaixo podemos visualizar a montagem da bandeja pronta no painel juntamente com um transceptor HF Yaesu FT897. As dimensões da bandeja para o FT897 é de 21cm de largura por 35cm de comprimento, podendo estas medidas serem alteradas de acordo com a necessidade dos equipamentos.

Ainda mantendo a ideia inicial, não furar ou alterar a carroceria do veículo, foram utilizados suportes magnéticos para fixação das antenas tanto de HF quanto VHF no teto do veículo. O teto do veículo fornece um excelente plano terra para essas antenas. Nos testes realizados pelo PY4ASA foram obtidas excelentes reportagens para uma solução móvel.

A antena utilizada pelo PY4ASA é fabricada pela Zamin, modelo MB3150, (www.zamin.com.br) que se mostrou muito prática para operação móvel, pois uma peça única opera em 7 faixas (80,40,20,15,10,6 e 2m) através da simples mudança de um jumper de sintonia.Na foto abaixo podemos visualizar a antena no teto do veículo , bem como a bandeja e o FT897 instalado sobre o painel. Importante: Não opere sua estação com o veículo em movimento. Estacione em local adequado e seguro. Respeite as leis de trânsito.